Contexto

Existe algum município ou localidade que não deva ter a proteção de uma unidade do Corpo de Bombeiros? Certamente que não!

No entanto, no Brasil existem 5570 (cinco mil, quinhentos e setenta) municípios e menos de 15% possuem uma unidade corpos de bombeiros. Embora não existam subsídios científicos para comprovar a afirmação a seguir, esta deve ser uma realidade mundial. Porém, nos países considerados de primeiro mundo a realidade é outra a porcentagem é maior. Porque a diferença?

Não há dúvidas que um integrante do corpo de bombeiros é reconhecido em qualquer parte do mundo pela atividade que desenvolve. As pesquisas demonstram que é a profissão de maior aceitabilidade no mundo.

BRASIL 

Bombeiros – 95% 

Carteiros – 90% 

Médicos – 82% 

Professores – 81% 

Jornalistas – 79%

MUNDO 

Bombeiros – 92% 

Professores – 85% 

Carteiros, médicos e exército – 81% 

Instituições religiosas – 62% 

Organizações de proteção ao meio ambiente – 64%.

Fonte: Ibope e GFK

No entanto, o que é necessário para se tornar um bombeiro? Quais são os requisitos mínimos para ingresso em uma corporação de bombeiros? Existe algum padrão mínimo?

Há uma variedade de modalidades de bombeiros, e em muitos casos mais de uma dentro de uma mesma região. No Brasil, por exemplo, existem os bombeiros militares que fazem parte da estrutura oficial dos Estados e Distrito Federal, os quais estão previstos no Art. 144 da Constituição da República Federativa do Brasil, 

Existem também os bombeiros voluntários, os municipais, os comunitários e os privados, os quais são todos civis. Por outro lado não existe uma legislação que determine uma formação básica e homogênea para se tornar um bombeiro, sendo que em muitos casos não existe a exigência e a fiscalização que garanta uma formação mínima. 

No Chile a estrutura é voluntária, onde alguns poucos são profissionais remunerados. Em Cuba a estrutura é militarizada, onde a grande maioria dos integrantes é formada por ocasião da prestação do serviço militar obrigatório, que é de três anos. Na Espanha os bombeiros são civis e de caráter essencialmente municipal ou regional. Desta forma muitas são as diferenças na formação e na abrangência das atividades desempenhadas.

Independente da modalidade todas as instituições são formadas dentro de uma estrutura hierárquica, onde é comum o uso das desinências militares mesmo essas sendo civis. A variação de atividades desenvolvidas pelos bombeiros de um país para outro é grande, sendo que provavelmente a única base comum a todos é a do combate a incêndios.

Em muitos países as atividades de atendimento pré-hospitalar é desenvolvida por integrantes da área da saúde; em outros, quem executa as atividades de vistoria e análise de projetos são integrantes das prefeituras; em outros não existe salvamento de praia; e assim por diante. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, que será utilizado como referência na pesquisa, cuja base será o rol das atividades abaixo relacionadas:

1. Combate a incêndio

a. urbanos

b. florestais

c. aeródromos

2. Resgate veicular

3. Atendimento a acidentes com produtos perigosos

4. Salvamento aquático e subaquático

5. Salvamento de Praia

6. Atendimento Pré-hospitalar

7. Normativas Técnicas

a. análise de projetos

b. vistoria em edificações

c. laudos técnicos

d. vistoria em eventos

e. pareceres e consultas técnicas

f. perícia de incêndios

8. Atividades Educativas

a. palestras

b. cursos de formação comunitária

c. treinamentos em escolas e instituições

d. treinamentos de brigadas de incêndios

e. treinamento de guardião de piscinas

f. treinamentos de guarda-vidas civil

9. Atividades de Defesa Civil

a. resposta

b. gerenciais

10. Atividades de apoio comunitário

a. captura/eliminação de insetos

b. corte de árvores

c. abastecimento de agua

d. lavação de pista

e. transporte intra-hospitalar

f. captura de animais

g. credenciamento de brigadistas e instrutores

11. Atividades de Polícia Administrativa

a. multas

b. interdições

c. Embargos

d. advertências

e. cassação de atestados

12. Salvamento

a. terrestre

b. busca em matas

c. busca e resgate em estrutura colapsadas

d. busca com cães

e. busca em áreas deslizadas

f. em águas rápidas.

Como pode ser observado, o leque de atividades é amplo, isso não considerando um possível desdobramento de cada uma das atividades apresentadas.